InfoNews

Nova Aliança projeta colheita de 40 milhões de quilos de uva para a Vindima 2025

A Nova Aliança Vinícola Cooperativa se prepara para uma Vindima 2025 promissora, com projeção de uma colheita superior a 40 milhões de quilos de uva.

A expectativa é que a safra seja 30% maior que a do ano anterior, superando desafios e refletindo o empenho de mais de 600 famílias cooperadas. A colheita começou no final de janeiro e tem sido marcada pela excelente qualidade dos frutos, com um equilíbrio ideal entre acidez e açúcar, prometendo vinhos e espumantes de altíssimo nível. A previsão é que os trabalhos se encerrem no início de março.

A produção das uvas percorre vinhedos próprios da cooperativa e de cooperados espalhados por 20 municípios gaúchos. O processo inicia-se no amanhecer, com as uvas sendo transportadas para a matriz em Flores da Cunha, onde são elaborados mais de 120 rótulos de vinhos finos e espumantes. Além disso, a cooperativa mantém sua tradicional produção de vinhos de mesa e suco de uva, que representam 80% da produção anual.

Giseli Boldrin Rossi, cooperada da vinícola e vereadora de Nova Pádua, compartilhou a importância do trabalho no campo para sua família. “Cada carga que levo até a nossa matriz representa não apenas o sustento, mas o sonho realizado da nossa família”, disse Giseli, que espera colher 300 mil quilos de uva de seus 10 hectares de vinhedos.

Entre as variedades, as americanas se destacaram no primeiro mês de vindima, enquanto as uvas destinadas à produção de espumantes, como Pinot Noir e Chardonnay, também mostram grande qualidade. Na região da Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento, a cooperativa cultiva 60 hectares de vinhedos com castas que estão sendo colhidas com ótimos resultados, apresentando sanidade e equilíbrio essenciais para os espumantes.